25 de setembro de 2009

Stênio Andrade

CP #6 - Droga transforma aparência de jovem inglesa


Poucos dias após o governo britânico tomar a decisão de classificar o GBL, um solvente legal que vicia facilmente e é um forte estimulante do sistema nervoso central, como uma droga ilícita, as chocantes imagens de uma jovem sob os efeitos devastadores da droga chegam para ilustrar o alerta.


Mikaila Tyhurst era uma atraente jovem de 18 anos que jogou o sonho de ser comissária de bordo pelo GBL. Agora, aos 22 anos, ela sobrevive sem a saúde e a beleza que eram sua marca registrada para, incrivelmente assumir uma aparência de uma pessoa bem mais velha e desgastada.

Parece clichê, mas nem todas as campanhas que já nos acostumamos ver nos meios de comunicação parecem suficientes para alertar sobre os riscos das drogas. Mikaila, é um exemplo disso. Seus dentes superiores caíram e ela adquiriu uma lesão hepática grave. Por diversas vezes ela deu entrada no hospital, inconsciente, depois de beber o GBL.

A droga não é muito conhecida no Brasil, diferente da Inglaterra, que inclusive reconhece sua legalidade, embora esteja caminhando para sua proibição. Um dos motivos pelo crescente aumento no uso, está no fato dela ser facilmente encontrada na internet, em lojas especializadas – acredite – em produtos de beleza.

Ele vem como um líquido oleoso incolor, com um odor fraco e é normalmente usado em solventes, removedores de manchas e, até mesmo, removedor de verniz. Quando ingeridos – geralmente misturado com alguma bebida – causa graves distúrbios cardíacos, vômito, ataques de ansiedade, mudanças de humor e tontura.

O governo britânico planeja proibir seu uso, classificando-o numa categoria inferior à maconha e o ecstasy.

“Ela (a droga) destruiu minha vida. Espero que, ao falar sobre o que ela fez para mim, alguém possa ter forças para parar. Quando olho para minha foto na festa de aniversário de 18 anos, sinto-me mal. Isso me deixa muito triste”, declarou ela ao Daily Mail.

Diferente da sua condição física, Mikaila parece ter adquirido um pouco mais de consciência e iniciou um programa de desintoxicação para reconstruir sua vida social.


2 Comentários:

  1. Meu Deus, Stênio..
    Era uma jovem tão bonita, saudável..
    Lamentável.


    Abraço! =)

    ResponderExcluir
  2. Pra você vê como é..
    e ainda tem gnt que cai nessa bobeira de drogas, espero que com essas postagens os jovens aprendam que as drogas não fazem nada bem mesmo, por isso chamam-se DROGAS.

    Abrç..

    ResponderExcluir