6 de outubro de 2009

Stênio Andrade

Por dentro da Notícia #5


Nanopartículas são nova arma contra o câncer


Cientistas britânicos estão desenvolvendo uma nova arma contra o câncer - nanopartículas capazes de aquecer e matar as células tumorais sem danificar as células saudáveis do organismo. Os pesquisadores da University College London (UCL) descobriram que nanopartículas de óxido de ferro podem ser acopladas a anticorpos que localizam o câncer ou a células-tronco que identificam os tumores, para assim serem levadas diretamente ao alvo, sem a necessidade de prejudicar as demais células.

Segundo os cientistas, ao aquecer as células tumorais numa temperatura 5 ou 6 graus superior à do corpo, com a ajuda de um novo equipamento chamado hipertemia magnética por corrente alternada (MACH), os tumores morrem.
"Isso oferece uma nova forma de tratar o câncer", disse a equipe da UCL em uma entrevista coletiva nesta segunda-feira. "Se conseguirmos fazer as partículas magnéticas migrarem para as células do câncer, deixaremos as células saudáveis ilesas - o máximo da terapia-alvo."

Os cientistas afirmaram que o trabalho estava num estágio inicial e nenhum teste havia sido feito em humanos. Eles preveem mais uma década de desenvolvimento, para refinar e testar as técnicas antes que elas possam ser licenciadas para o tratamento do câncer. "Desejamos estar prontos para fazer os ensaios clínicos ao final de três anos", disse Quentin Pankhurst, professor de física na UCL.
(Com agência Reuters)

0 Comentários:

Postar um comentário