18 de fevereiro de 2010

Stênio Andrade

Relatório diz que água do rio Amazonas está sendo roubada para ser vendida


E o Brasil está sendo roubado mais uma vez, só que agora não é o dinheiro da população e sim as águas do Rio Amazonas. Isso mesmo, segundo um relátorio recente navios estão silenciosamente removendo a água do rio para ser engarrafada e vendida na Europa e Oriente Médio. Esse crime, previsto em lei, é conhecido como hidro-pirataria.

E isso não é primeira vez que acontece. Petroleiros que trazem pretóleo para a América do Sul enchem seus tanques com água doce do rio antes de retornar para o outro lado do Atlântico. Estima-se que cada navio retorne com aproximadamente 5 milhões de litros da nossa água. Para empresas de engarrafamento este roubo é mais barato do que conseguir água através da dessalinização.

O relatório também revela um novo método para roubar a água do rio. Em vez de tanques, grandes sacos são preenchidos e rebocados até outros continentes. Segundo o jornalista Von Erick Farfan a prática da hidro-pirataria tem ligações diretas com empresas multinacionais e o governo brasileiro já foi alertado.

Além da água, cientistas alertam que a biodiversidade está sendo ameaçada pelo tráfico. O professor da Universidade Federal do Paraná, Ary Haro disse: "Isto pode estar ligado com o contrabando de peixes ou até mesmo microorganismos."

Parece que a guerra por água doce chegou mais cedo do que previsto. Cerca de 26% da água doce do mundo está na Amazônia e está na hora de proteger o que é nosso.

0 Comentários:

Postar um comentário