8 de dezembro de 2010

Stênio Andrade

Higiene do sono

http://3.bp.blogspot.com/_Hct3kMvnSGc/S3QN87e1c8I/AAAAAAAAWhM/eyRLd2Eu0GE/s320/Audiencia+de+Tv+2010+-+Alan+junior+de+Queiroz.jpg

O que ? Higiene do sono ? Aham, isso mesmo. Recebi um post de um amigo (Walner) no post anterior dizendo que gostou do post e sugerindo um post a respeito da higiene do sono. Entao vamos lá explica o que seria a higiene do sono. Bom, a higiene do sono, nada mais é que algumas consideraçoes que nós devemos digamos que “seguir”, sao como umas regrinhas, melhor dizendo dicas. Eu também nao tinha idéia do que seria a higiene do sono, tá pensei em sei lá, nao comer na cama, essas coisas, e dito e feito, comer na cama é um grande erro segundo essas consideraçoes. Entao vamos ao que interessa, depois de algumas pesquisas decidi postar aqui essas dicas para que possamos ter uma noçao do que é higiene do sono.

1. Mantenha um horário regular para adormecer e acordar, todo santo dia.

2. Vá para a cama somente na hora de dormir. Nada de ler, falar ao telefone ou comer entre os lençóis.

3. Cuide para que o ambiente seja agradável: deixe o quarto escuro e silencioso. Se possível, regule a temperatura.

4. Escolha um colchão adequado, nem rígido nem macio demais. Lembre-se que em nenhum outro momento do dia você fica tantas horas na mesma posição.

5. Fuja do café e de outros estimulantes como o chá preto, o mate e alguns refrigerantes, além do cigarro.

6. Nada de ficar planejando as tarefas do dia seguinte nem resolvendo problemas na hora de dormir.

7. Não se engane como o aparente efeito relaxante do álcool: ele é garantia de noites turbulentas.

8. Não faça exercícios à noite, pois eles acendem o organismo.

9. Não se empanturre no jantar nem coma perto da hora de deitar. A digestão praticamente pára enquanto dormimos.

10. Faça atividades relaxantes após essa refeição.

11. Não assista TV no quarto. Ela é uma fonte enorme de estímulos capazes de deixar a pessoa mais alerta.

0 Comentários:

Postar um comentário