2 de julho de 2011

Stênio Andrade

Uma chance para viver (filme)


Uma vida dedicada à medicina e à ciência, é esse o tema do filme "Uma Chance para Viver". Mas para entender isso, o filme vai lhe contar a história do Dr. Dennis Slamon, um médico oncologista e pesquisador, que estudava o câncer de mama. Ao longo do filme você vai conhecer a história e os dramas enfrentados por Dr Slamon no desenvolvimento de um novo medicamento para o tratamento do câncer de mama, o Herceptin (Trastuzumabe): as dificuldades financeiras, a pressão de indústria farmacêutica e os dramas da relação médico-paciente.


Realmente o filme tem uma história muito interessante, mas e a ciência por trás disso? HER-2? Herceptin? Como foram essas pesquisas?
HER-2 (Human Epidermal growth factor Receptor 2) é uma proteína envolvida na transdução de sinais que levam ao crescimento e diferenciação celulares. Essa proteína é codificada pelo proto-oncogene HER2/neu e, em 1987, uma pesquisa inédita publicada exatamente pelo Dr Dennis Slamon na Science revelou que 30% das pacientes com câncer de mama tinham amplificação do gene HER2/neu e isso estava associado com pior prognóstico (maior recidiva e menor sobrevida).
Após essa publicação, vários cientistas começaram a pesquisar sobre o HER2/neu e descobriram, por exemplo, que a expressão do HER2 está associada a resistência à terapia citotóxica (ciclofosfamida/metrotrexato), bem como à terapia endócrina (tamoxifeno). Enquanto isso, Dr Slamon, em parceria com a empresa Genentech, pesquisava um medicamento que pudesse atuar nessa células que expressam HER2 (é exatamente essa fase de pesquisa retratada pelo filme). 



Figura 02 - Mecanismo de ação do Herceptin
Em 1992 foi publicado o desenvolvimento de um anticorpo monoclonal anti-HER-2 humanizado, que se liga com grande afinidade ao domínio extracelular do HER-2, inibindo a transmissão de sinais de estimulação ao crescimento. Em 1998 o Herceptin (Trastuzumabe) foi aprovado pelo FDA para tratamento de câncer de mama metastático após dois clinical trials terem comprovado que ele produziu resposta antitumoral objetiva em 15-20% das pacientes com metástase de carcinoma de mama. Em 2005 o Herceptin também foi liberado para uso em neoplasias em estágio inicial.
Figura 03 - Herceptin em sua embalagem
Quem é candidato ao tratamento com Herceptin? Somente as pacientes cuja amostra do câncer seja fortemente positivo (+3) para HER2. Essa análise é feita através de imunohistoquímica. No Brasil o medicamento é distribuído pela Roche e não é fornecido pelo SUS devido seu altíssimo custo. Todavia, diversas pacientes conseguiram o medicamento através de processo judicial.


Título: Uma Chance para Viver (Living Proof)
Ano de lançamento: 2008
Duração: 125 min
Área da medicina: oncologia, pesquisa científica, mastologia





By: Médico Nerd

0 Comentários:

Postar um comentário