10 de agosto de 2011

Stênio Andrade

Medir, aferir ou o que ?

Pra começar, qual o certo? Medir a pressão, tirar a pressão, aferir a pressão ou verificar a pressão? Muitos leigos usam tirar a pressão, enquanto muitos profissionais dizem que, “se tirar a pressão, a pessoa morre”. Medir, verificar e aferir são termos semelhantes, e todos indicam que se está realizando um exame capaz de mensurar os valores da pressão arterial de um paciente, de forma a compará-lo com uma referência e, assim, diagnosticar se está normal, alta ou baixa. Portanto, qualquer um destes termos pode ser utilizado.
http://www.medicstore.cl/images/tt.jpgO aparelho utilizado para medir a pressão arterial é chamado de esfigmomanômetro (esfigmo significa pulsação, enquanto manômetro significa instrumento para medir a pressão de fluidos). Anos atrás, apenas hospitais, clínicas e farmácias possuíam estes aparelhos, e somente profissionais da área da saúde o utilizavam. Com o avanço da tecnologia, hoje existem aparelhos que permitem que qualquer pessoa verifique a pressão arterial até mesmo em casa. Várias marcas produzem aparelhos digitais semi-automáticos, que não necessitam do auxílio do estetoscópio (aparelho utilizado para ouvir o som do fluxo de sangue passando pelas veias, normalmente utilizado com esfigmomanômetros analógicos).
Ter um aparelho de pressão em casa é recomendado principalmente para quem tem hipertensão e precisa acompanhar constantemente seus valores para verificar a eficácia da medicação. É importante pedir orientação ao seu cardiologista, para que ele recomende quantas vezes por dia ou por semana realizar a medição, em que horários, posições. Existem regras gerais, mas, para cada caso, algumas orientações específicas podem ser necessárias.


Erros na verificação da pressão arterial podem ser perigosos. Se um paciente está com a pressão normal e, por uma falha, acredita que sua pressão está alta, pode utilizar o medicamento sem necessidade, por exemplo. Além disso, há o fator psicológico: alguém pode se assustar por achar que a pressão está muito alta ou muito baixa, ficar ansiosa e se sentir mal pelo medo de estar doente. Na ausência de orientação médica, siga as seguintes recomendações para evitar erros na verificação da pressão com um esfigmomanômetro digital:

  • Sempre que possível, leia o manual do aparelho, ele traz várias dicas sobre sua utilização.
  • Ao comprar o aparelho, observe o tamanho do manguito (parte que envolve o braço). Existem diversas medidas, que devem ser adequadas à circunferência do braço do paciente. Obesos, paciente muito magros e crianças precisam de manguitos de tamanhos especiais, que se adaptem corretamente às suas medidas.
  • Peça ao paciente para que permaneça sentado de forma confortável.
  • O paciente deve manter o braço relaxado e apoiado, de forma que permaneça na altura do coração.
  • Posicione o aparelho, preferencialmente, no braço esquerdo (pode haver uma pequena diferença entre os dois braços, e a medida geralmente é um pouco maior no braço esquerdo).
  • A posição exata do aparelho depende de seu modelo, podendo ser utilizado próximo ao punho (pulso) ou no braço, acima do cotovelo. O manguito costuma ter ilustrações indicando a posição correta. A parte que infla deve cobrir a frente do braço ou do punho (verifique esta posição pedindo que o paciente coloque a palma da mão para cima). Em geral, os manguitos devem ser colocados 2 ou 3 centímetros acima da articulação (a dobra do cotovelo ou do punho).
  • Após ligar o aparelho, aguarde até que ele emita um sinal indicando que pode começar a inflar com a pêra (o balãozinho que deve ser apertado).
  • Comece a apertar a pêra até que o mostrador indique um valor aproximado a 200. Se esse valor não for suficiente, o aparelho emitirá outro som e aparecerá no visor uma seta para cima. Se isso acontecer, infle mais um pouco.
  • Pare de apertar e aguarde até que a medição seja realizada. Nesse período, o manguito será lentamente esvaziado, e o aparelho pode emitir diversos bipes.
  • Quando a verificação estiver terminada, aparecerá no visor uma informação semelhante a 120/80. É possível, também, que exista outro valor, como 75. Os primeiros números indicam, respectivamente, a pressão arterial sistólica e diastólica. O último número indica a frequência cardíaca (pulsação).
  • Fique apertando o botão próximo à pera até que o manguito esvazie.
  • Você pode, então, remover o manguito e desligar o aparelho.
O aparelho analógico (que tem uma peça semelhante a um relógio, com um ponteiro que indica o valor da pressão), acompanhado do estetoscópio, deve ser utilizado por pessoas que receberam treinamento ou orientação de um profissional, pois é necessário saber reconhecer os sons que indicam a medida da pressão sistólica (a maior) e a diastólica (o menor valor).

0 Comentários:

Postar um comentário