1 de abril de 2012

Stênio Andrade

Envelhecer


Enfim chegou a semana mais esperada do ano, bom pelo menos por mim, porque essa é a semana que eu fico mais velho, esse é o meu mês, e pensando nisso escrevi um texto que descreve um pouco disso.


"Olha, vai ficar difícil". Quando eu tiver um filho, essa vai ser uma das frases que terei certeza de dizer a ele. Aproveite sua infância, durma no sofá, coma tranqueiras, vire madrugadas acordado, enfim, aproveite, gurizão. Daqui uns anos, tudo isso vai acabar. Delicie-se nos anos em que a sua única preocupação é ver o capítulo seguinte do desenho animado, ou decorar a tabuada. Aproveire que não existem grandes responsabilidades e faça arte na escola. Por favor, seja levado para a sala da diretora pelo menos uma vez por mês. Você vai envelhecer, e não vai tardar, será muito rápido. Um dia você vai  ter 18, vai estar rindo da vida, e no outro, quebrando a cabeça tentando resolvê-la. Tudo começa cedo, e o tempo será o seu maior castigo.
Envelhecer é sinônimo de sabedoria, sinônimo de vivência, experiência, envelhecer não é algo tão ruim assim, tornar-se maduro não é um castigo tão grande assim. A vida ela é dura, mas é boa. Ela bate, mas ensina. Os relacionamentos irão consumir seus pensamentos. As pessoas se tornarão chatas. O tempo vai ficar curto. O sono vai durar pouco. Mas a cabeça, a cabeça vai guardar o mundo. Um mundo que é seu por direito. E quando você olhar pra trás você não será mais aquele sentado no fundo da sala de aula riscando a parede e dormindo na aula de história, porque você, será um ser maduro, uma pessoa vivida e sábia. Envelhecer é sinônimo de sabedoria, e não de cabelos brancos, embora isso seja consequência.


-- 
Stênio Andrade
Enviado via iPad 2

0 Comentários:

Postar um comentário