15 de março de 2013

Stênio Andrade

Um espelho modificado chamado Facebook




O narcisista contemporâneo busca nas redes sociais estar em evidencia, utilizando o facebook como um palco em que ele é a atração principal. Quem tem muitos amigos no “face” pode ter personalidade narcisista. Personalidade narcisista não é alguém que se ama muito, pelo contrário, é alguém muito carente.
                As mídias sociais potencializam o que no humano é repetitivo, banal e angustiante: nossa solidão e falta de afeto. A humanidade anda em círculos. Boas qualidades são raras e normalmente são tímidas quanto a exposição pública.
                A cultura do narcisismo se fez hegemônica. Personalidades buscam ser amadas o tempo todo, querem ser reconhecidas, portanto, são incapazes de ver o “outro”, apenas exigindo amor incondicional.
Geralmente as amizades, relacionamentos, de um modo geral para os “Narcisos” da vida são superficiais, porque eles não se importam com os outros, ele se vê superior a todo e qualquer ser, tirando ele, o resto é plateia.
                E como dizia o poeta Russo Joseph Brodsky, falsos sentimentos são comuns  nos seres humanos, e quando se tem um número grande deles juntos, a possibilidade de falsos sentimentos aflorarem cresce exponencialmente.
                Internet, centro de difusão de ideias, mas também um centro de potencialização do “eu”, um lugar onde a realidade  pode ser manipulada, as redes sociais são como um espelho que melhora a imagem. Na “rede” a potencialização do humano ser banal repetitivo e egocêntrico é evidente, mas no fundo desse espelho mostra uma pessoa solitária que busca estar no centro somente para ter seu ego massageado.

0 Comentários:

Postar um comentário