29 de julho de 2011

Stênio Andrade

Transplante

Na sala 11 do centro cirúrgico do Instituto do Coração de São Paulo, nove profissionais entre médicos, enfermeiras e instrumentistas, então prontos para a realização de mais um transplante cardíaco. Há pelo menos uma e meia, o paciente está na mesa de operação, o tórax escancarado por espátulas de metal, já sem seu próprio coração, a circulação sanguínea a cargo de uma maquina pesadona, colocada ao lado. O cirurgião Ronaldo Honorato Santos entra apressado. Nas mãos um pote branco. Dentro dele o coração do doador – extraído uma hora antes do corpo de um rapaz morto em um acidente de carro no interior paulista. Mergulhado em compostos de preservação, em baixa temperatura, o coração pálido e murcho é retirado do recipiente e entregue ao médico Alberto Fiorelli, cirurgião responsável pela operação. O transplante começa Fiorelli ajusta o tamanho dos vasos sanguíneos do coração doador às medidas do receptor e acomoda o órgão no peito do paciente. As vozes dos médicos misturam-se às conversas vindas do corredor. Frequentemente um celular toca. Algumas ligações são atendidas, outras ignoradas.


http://www.sjtresidencia.com.br/invivo/wp-content/uploads/2011/06/Transplante.jpgQuase duas horas depois do inicio da cirurgia , 70% dos vasos sanguíneos do novo coração já estão conectados aos do paciente.   Agora, o silêncio toma conta da sala. Pela primeira vez, os cirurgiões Fiorelli e Honorato colocam os bisturis e tesouras de lado. Seus olhos estão fixos no novo coração, ainda apagado no peito do doente. É o momento mais angustiante de um transplante: a espera que um órgão doado volta a funcionar no corpo do receptor. Cerca de um minuto se passa e nada. Fiorelli começa a massagear o novo coração com as mãos. Aos poucos o órgão perde a palidez e ganha volume. É sinal de que o sangue circula por ele. O cirurgião rompe o silencio com uma ordem:
- Adrenalina.
Uma enfermeira lhe entrega uma seringa e ele injeta o medicamento em uma veia logo acima do músculo cardíaco. Três minutos depois o coração finalmente começa a bater. Seu ritmo ainda é descompassado. Para regula-lo, os médicos aplicam choques elétricos por meio de um desfibrilador. Só depois de normalizados os batimentos é que se coneta o restante dos vasos sanguíneos.

0 Comentários:

Postar um comentário