15 de novembro de 2010

Stênio Andrade

Você é levado a sério?





O que é melhor: receber um elogio dizendo que algo que você fez foi bom, ou que foi maravilhoso? Aposto que a maioria prefere o “maravilhoso”, mas digo que em muitos casos, o bom pode superar o maravilhoso. Não me refiro a forma gramatical e sim ao fato que de quem elogia. Se uma pessoa te lambe os ovos igual um cachorro lambe um pedaço de carne, os elogios dela são influenciados pela intenção dela, portanto não é tão proveitoso um elogio vindo dessa pessoa. Diferentemente, alguém que você respeita, que sempre te dá notas razoáveis, te da um “bom”, esse “bom” supera o “maravilhoso” não?
É sempre mais gostoso um elogio, quando sabemos que ele é sincero. Portanto, se você quer que seus elogios valham algo para alguém não os use à toa. Não seja leviano com sua opinião. Não seja cruel, mas também não tenha medo de se expressar. Tenha sempre uma boa crítica e assim talvez o seu “bom” seja melhor que o “maravilhoso” de alguém.
Quem apela e usa o elogio como uma arma de persuasão tende a se tornar fraco e sem argumentos. Com o tempo é levado cada vez menos a sério. Ninguém gosta do típico “amigo bêbado” que ama tudo e a todos, que vive num mundo colorido, em que tudo que acontece ao redor é bonito, fantástico e “maravilhoso”, um verdadeiro emo no país das maravilhas.
Saiba dizer “você está fedendo como um grafiteiro de esgoto“, “seu desenho parece a caricatura do demônio“, “sua mãe é mais feia que Satanás pulando fogueira” e “você está mais fodido que criança em monastério” – claro que sem toda essa “educação”.
Obs: Essa sugestão não se aplica a pergunta “você me acha gorda?

1 Comentários:

  1. Uma vez eu li que quando voce fala muito, as pessoas perdem o interesse pelas tuas palavras, como se voce nao valorizasse o que diz, e quando voce fala pouco, todo mundo para pra ouvir o que tens a dizer. VALORIZEMOS NOSSAS PALAVRAS. Gostei da forma despojada que voce escreve (digamos que tenha ficado bom)
    Walner clajus

    ResponderExcluir